Fãs do EXO sobem tag mundialmente em protesto à SM Entertainment

Os fãs do boy group EXO não estão nada satisfeitos – e não é para menos. Hoje, a SM Entertainment, empresa agenciadora dos meninos do EXO, comunicou que os meninos encerrarão suas promoções oficiais para o novo álbum “Don’t Mess Up My Temponesta sexta-feira, 09 de novembro. O problema?

O álbum foi lançado no dia 02 de novembro e, além de um showcase de comeback e duas performances em programas musicais sul-coreanos, EXO faria apenas mais uma sessão de autógrafos antes do encerramento das promoções oficiais. Este é o primeiro álbum coreano do grupo completo desde dezembro de 2017 e o primeiro álbum do EXO com nove integrantes em mais de um ano, já que Lay estava focado em suas atividades individuais na China.

Tradução: “Você está matando seus grupos um atrás do outro. Estrou triste por EXO, SuJu [Super Junior], f(x)…” – @killthemexo, Twitter

Os EXO-Ls estão lívidos de indignação no mundo todo, pois não é de hoje que a SM Entertainment mostra descaso com o grupo e outros artistas sob seus cuidados. O fandom se uniu e subiu a tag #AlwaysWithEXO no Twitter, que passou quase o dia todo oscilando entre os 10 assuntos mais comentados da rede social no mundo – no Brasil, a tag apenas caiu das 10 primeiras posições perto das 17h.

Além de pedirem mais apoio e consideração ao EXO e suas atividades com os fãs, EXO-Ls ainda fizeram um mutirão de “unfollow” na conta oficial da SM Entertainment, @SMTOWNGLOBAL. Oito dias corridos de promoção para um álbum oficial (leia-se um álbum não “especial” ou “repackaged”) é muito pouco no universo do K-POP – a média é de pelo menos duas semanas. Para efeitos comparativos, aqui vão alguns números dos comebacks com “Ko Ko Bop”, “Power” e “Universe”, imediatamente antes de “Tempo”, todos em 2017.

Durante as promoções de “Ko Ko Bop” e o álbum “The War”, os meninos do EXO levaram para casa 11 wins em programas musicais e venderam mais de um milhão álbuns. “Ko Ko Bop” foi eleita a música do ano para o primeiro semestre de 2017 pelo Gaon Chart Music Awards, eleita a melhor performance masculina pelo Melon Music Awards e foi a música mais votada pelos fãs na categoria “Global Fans’ Choice”, do Mnet Asian Music Awards 2017 (MAMA). O álbum, The War, também levou uma série de prêmios para casa.

“Power” foi o single de promoção da versão repackaged do álbum “The War”, intitulado “The War: The Power of Music”, e levou para casa 5 wins em programas musicais, vendendo mais de meio milhão de álbuns. Seu MV ainda foi indicado no MAMA 2017 na categoria de melhor MV. Já com “Universe”, que era um álbum especial promocional de inverno dos meninos, EXO levou para casa 3 wins em programas musicais. “Universe” foi performada poucas vezes, apenas nos especiais de fim de ano, pois o timing de lançamento do álbum coincidiu com a notícia do falecimento de JongHyun, do SHINee, grupo-irmão do EXO na SM Entertainment. Ainda assim, “Universe” vendeu mais de meio milhão de álbuns e a música foi indicada para dois prêmios no Gaon Chart Music Awards.

Este é outro agravante para a indignação de EXO-Ls: os programas musicais que dão prêmios aos artistas têm uma regra conjunta de que precisa se passar uma semana do lançamento do álbum antes que o grupo seja elegível para os troféus, entre outros pormenores – o “The Show”, por exemplo, apenas entrega prêmios aos grupos que performam no episódio em que o prêmio for dado. Se EXO encerrar suas promoções na sexta-feira, dia 09, como informado pela SM, eles não participarão dos programas musicais na semana que vem, quando efetivamente poderiam levar prêmios para casa.

Mesmo para grupos com a popularidade estrondosa do EXO, está cada vez mais difícil receber prêmios em programas musicais sem promover neles, pois a concorrência está cada vez maior e mais poderosa por todos os lados. Sem falar que, neste ano, a maior parte das indicações para os maiores prêmios anuais sul-coreanos já foi fechada no final de outubro, então se EXO ganhar algum prêmio grande com “Don’t Mess Up My Tempo”, provavelmente será apenas em 2019.

“Don’t Mess Up My Tempo” já vendeu mais de 680 mil cópias físicas registradas até aqui e com certeza ainda venderá muito mais, mas o que qualquer fã mais deseja com um comeback do seu grupo favorito é passar mais tempo ao lado deles, mesmo que apenas no mundo virtual. Claramente, a SM não entendeu este recado. =(

Fighting, EXO! Fighting, EXO-Ls! #AlwaysWithEXO

Não deixe de conferir nosso post complete sobre o lançamento de “Don’t Mess Up My Tempo” aqui! =D

CR: Twitter | Soompi (1)(2)(3) | Hanteo

© 2024 - FebreTeen.com.br.