Setembro Amarelo: por que é importante falarmos sobre isso?

ATENÇÃO: ESSA MATÉRIA PODE CONTER GATILHOS EMOCIONAIS, SE NÃO SE SENTE CONFORTÁVEL, NÃO LEIA.

Reprodução/Google Imagens

O nono mês do ano chegou, e com ele veio também a campanha do Setembro Amarelo, que visa conscientizar sobre a prevenção de algo que vem assolando o mundo, principalmente os jovens: o suicídio. Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde – 9 em cada 10 casos de morte poderiam ser evitadas, e a prevenção que é fundamental para reverter quadros depressivos. Muito se engana quem acha que famosos não sofrem com isso, inúmeros são os casos de colapsos mentais e relatos de depressão e ansiedade.

Justin BieberDemi Lovato, Lili Reinhert, Liam Payne e muitos outros já disseram sofrer de algum grau de ansiedade e/ou depressão e já compartilharam as suas experiências. E qual o grau de importância de pessoas famosas falarem sobre isso?

Mostra que todo mundo está sujeito à sofrer com essas doenças, até mesmo pessoas que aparentemente tem uma vida perfeita. Situação semelhante foi descrita e apresentada no episódio “Rachel, Jack e Ashley Too”, da série ficcional Black Mirror. O episódio conta a história da cantora Ahsley (Miley Cyrus) que sofre os efeitos da fama e de uma tia/empresária controladora.

Artistas desse porte assumirem e compartilharem suas experiências pode trazer mais debates sobre o assunto, e até onde podemos ir ao falar com pessoas, sejam elas famosas ou não. E o que você pode fazer para ajudar a diminuir esses casos? Simples, tenha empatia. Cuidado com as coisas que você comenta e fala para as pessoas. Tente se colocar no lugar dos outros para entender a situação em que estão.

Se você tem um amigo que apresenta os sinais de depressão, ajude-o. Chama pra conversar, mostre que você está ali para o que ele precisar, nem que seja somente um abraço. Você pode saber mais sobre a campanha no site do Setembro Amarelo, e pode entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida, o CVV, no número 188.

Você não está sozinho. 

Giovanna Santos

19 anos, estudante de Jornalismo e muito apaixonada pelo que faço. Amo músicas, séries e filmes <3 Insta: @gi_cavalcantii

Não há comentários ainda

Comentários

Seu email não será publicado.